Cooperação

Compartilhar a solidariedade

Fórum busca unir grupos de caridade para formar uma grande rede de apoio em Pelotas

Reunir instituições de caridade para o trabalho em rede é a ideia do Fórum da Solidariedade. A primeira reunião preparatória para o evento está marcada para sexta-feira (20), às 18h30min, no 3º andar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As inscrições para as organizações que desejam participar estão sendo feitas na Capelania da universidade. O projeto é uma idealização da Rádio Universidade (RU) e conta com o apoio da Cáritas Pelotas e da UCPel.

Um dos idealizadores do evento é o padre Plutarco Almeida, diretor-geral da RU. Ele conta que a ideia do Fórum é reunir o maior número de entidades ligadas ao voluntariado. “Pelotas é a cidade da solidariedade”, afirma. Para o religioso, o que falta é uma integração entre essas fundações. “No mundo de hoje, existe a necessidade de se trabalhar em rede”, pontua. Até quarta-feira, 20 organizações estavam confirmadas na reunião, mas ele espera que o número aumente. Entre instituições oficiais e extraoficiais, ele estima que existam mais de cem na cidade.

Além do primeiro encontro, um provável segundo momento também será dedicado à preparação para o Fórum. O grande evento deve ser um espaço para se debater estratégias de solidariedade e cooperação mútua entre as entidades. Um dos resultados esperados é a criação do Portal da Solidariedade, que já está sendo desenvolvido dentro da UCPel. O site deverá ser um local para unir futuros voluntários e colaboradores às instituições. Trocas entre as organizações também devem ocorrer. “Quem quiser fazer doações poderá utilizar o portal”, adianta o padre.

Segundo Plutarco, as instituições existentes geralmente trabalham isoladas e quem deseja ser voluntário tem dificuldade para encontrar aqueles que já vêm prestando o serviço.

O momento, agora, é de aproximar o maior número de entidades pelotenses para as reuniões e, futuramente, o Fórum. Para isso, os organizadores do evento querem a presença tanto de instituições oficializadas junto ao Poder Público quanto das que ainda não possuem registro. Se você representa alguma entidade e deseja participar, pode entrar em contato com a Capelania da UCPel pelo telefone 2128-8054.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Futuro do Pontal pode ser unidade de conservação Anterior

Futuro do Pontal pode ser unidade de conservação

Para avaliar as rodovias do Polo Pelotas Próximo

Para avaliar as rodovias do Polo Pelotas

Deixe seu comentário