Cooperação
Compartilhar a solidariedade
Fórum busca unir grupos de caridade para formar uma grande rede de apoio em Pelotas
Reunir instituições de caridade para o trabalho em rede é a ideia do Fórum da Solidariedade. A primeira reunião preparatória para o evento está marcada para sexta-feira (20), às 18h30min, no 3º andar da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). As inscrições para as organizações que desejam participar estão sendo feitas na Capelania da universidade. O projeto é uma idealização da Rádio Universidade (RU) e conta com o apoio da Cáritas Pelotas e da UCPel.
Um dos idealizadores do evento é o padre Plutarco Almeida, diretor-geral da RU. Ele conta que a ideia do Fórum é reunir o maior número de entidades ligadas ao voluntariado. “Pelotas é a cidade da solidariedade”, afirma. Para o religioso, o que falta é uma integração entre essas fundações. “No mundo de hoje, existe a necessidade de se trabalhar em rede”, pontua. Até quarta-feira, 20 organizações estavam confirmadas na reunião, mas ele espera que o número aumente. Entre instituições oficiais e extraoficiais, ele estima que existam mais de cem na cidade.
Além do primeiro encontro, um provável segundo momento também será dedicado à preparação para o Fórum. O grande evento deve ser um espaço para se debater estratégias de solidariedade e cooperação mútua entre as entidades. Um dos resultados esperados é a criação do Portal da Solidariedade, que já está sendo desenvolvido dentro da UCPel. O site deverá ser um local para unir futuros voluntários e colaboradores às instituições. Trocas entre as organizações também devem ocorrer. “Quem quiser fazer doações poderá utilizar o portal”, adianta o padre.
Segundo Plutarco, as instituições existentes geralmente trabalham isoladas e quem deseja ser voluntário tem dificuldade para encontrar aqueles que já vêm prestando o serviço.
O momento, agora, é de aproximar o maior número de entidades pelotenses para as reuniões e, futuramente, o Fórum. Para isso, os organizadores do evento querem a presença tanto de instituições oficializadas junto ao Poder Público quanto das que ainda não possuem registro. Se você representa alguma entidade e deseja participar, pode entrar em contato com a Capelania da UCPel pelo telefone 2128-8054.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário